quinta-feira, 22 de julho de 2010

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Atividade 2.1 PROJETO_APRENDIZAGEM_ETAPA_2

Atividade 2.1 Etapa 2

Atividade 2.1 PROJETO_APRENDIZAGEM_ETAPA_1

Atividade 2.1 Etapa 01

foto do jogo interséries


fotos no refeitório


fotos


atividade 2.3

Através da participação, elaboração e observações, durante a execução do Projeto Copa 2010, concluímos que mesmo com a não participação de alguns alunos o projeto foi desenvolvido com sucesso, pois contou com a participação de todos os professores da área em suas diferentes disciplinas e também os das séries iniciais.
Os professores de maneira geral conseguiram transmitir através de diversas atividades e pesquisas a importância das Copas Mundiais para o Povo Brasileiro.
Com relação a falta de acesso de alguns alunos na internet, fez com que eles procurassem outros meios de comunicação que estão sendo atualizados diariamente como: revistas,jornais,vídeos mostrando a participação do Brasil nas copas mundiais de 1958,1962,1970,1994,2002 e suas respectivas classificações até a copa de 2010.
Quanto ao Mapa Conceitual, todos os itens nele relacionados foram trabalhados e a alteração que houve foi a pedido dos alunos no fechamento do projeto incluir um Campeonato de futebol Inter-séries.

questões de investigação

Tema:Copas Mundiais
Questão de Investigação
A participação e classificação do Brasil nas copa mundiais .
Certezas Provisórias
1-O iteresse dos professoresem trabalhar com seus alunos sobre as copas passadas, até a de hoje.
2-Em alguns casos a falta de acesso as tecnologias ,até que ponto prejudicam as pesquisas?
3-O diálogo e reflexão são importantes nesse tipo de pesquisa?
Dúvidas Temporárias
1-Como tornar a escola mais interessante aos olhos de nossos alunos?
2-Até que ponto os professores influenciam para que haja uma escola onde os alunos sejam mais participativos?
3-As pesquisas estão sendo realizadas de acordo com o interesse e participação do grupo?

proposta de projeto

ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO

1. Identificação
Nome do cursista
Almenia da Silva Pereira
Nome da Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental João XXIII
Local (cidade/estado) RS
Série: 1º,2º,3º,4ºano e de 4ªa 8ª Número de alunos: 670
Professores envolvido: Todos

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
A Copa do Mundo 2010
O que instiga / mobiliza a fazer o estudo?

3. Justificativa
O tema do projeto surgiu ao perceber sua importância e necessidade de alguns alunos conhecerem sobre a história dos jogos no mundo e a participação de nosso país neles.
Por que?

4. Objetivo (s)
Promover um trabalho interdisciplinar, relativo às copas em quem o Brasil vem participando desde os anos 50, resgatando a memória, trajetória, cultura e patriotismo do povo brasileiro, através do futebol.
O que vamos fazer?

5. Conteúdos
*O Brasil Campeão nas Copas de 1958,1962,1970,1994 e 2002;
*Países da Copa 2010;
*Cultura( hábitos e costumes de cada país participante);
*Bandeiras e suas cores(diferentes países);
*Alimentação típica de cada ´país;
*Mural de notícias sobre a copa e seu país sede;
*Localização dos países participantes da copa;
Curiosidades sobre a copa.

Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipos de gêneros textuais)

6. Disciplinas envolvidas
Língua Portuguesa,Matemática,Ciências,História,Geografia,Língua Inglesa,Educação Artística,Educação Religiosa e Educação Física.

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
No decorrer do projeto serão desenvolvidas atividades práticas e funcionais evvolvendo trabalhos coletivos de pesquisa, difusão de informações, registros, eventos exposições escritas e fotográficas. Apresentações de músicas, danças e caracterizações.
Elaboração de cardápio da semana de acordo com seu país sorteado.
Cada turma trabalhará de acordo com seu país sorteado:

1ºAno A: Alemanha:
2ºAno A: Brasil;
2ºAno B: África;
3ºAno A: Itália;
4ºAno A: México:
4ºAno B: França;
Turma 41: Portugal;
Turma 42: Espanha.
As turmas de 5ª a 8ª séries pesquisarão sobre as copas passadas em que o Brasil conquistou os campeonatos:

1958- Suécia:BRASIL CAMPEÃO
1962- Chile: BRASIL BICAMPEÃO
1970- México: BRASIL TRICAMPEÃO
1994-Estados Unidos: BRASIL TETRACAMPEÃO
2002-Coréia e Japão: BRASIL PENTACAMPEÃO.


1
Como o projeto será desenvolvido? (Descrição de como será desenvolvido)

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Recursos de multimídia (sala digital, vídeos,DVD,máquina fotográfica,xeróx,quadro de giz, giz,apagador,CDS,rádio, etc.

9. Registro do processo


10. Avaliação e Resultados esperados
A avaliação será considerada satisfatória se todos os alunos e professores participarem ativamente das atividades propostas, através de observações diárias,

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
As atividades desenvolvidas durante o projeto serão divulgadas através de poster, painel,evento na escola, fotos variadas e postagem no blog da escola.
Poster, Painel, Blog, Evento.....

12. Referências Bibliográficas
Buscar na biblioteca , Internet, revistas, jornais...
Sites, vídeos, livros...filmes

segunda-feira, 5 de julho de 2010

PROJETO PEDAGÓGICO COPA 2010

CARACTERÍSTICAS DO PROJETO
Interdisciplinar


ABRANGÊNCIA DO PROJETO

A Escola e Comunidade Escolar


Através desse projeto foi possível resgatar a memória, trajetória, cultura e patriotismo do Povo Brasileiro, através do Futebol.No decorrer do projeto foram desenvolvidas diferentes atividades práticas e funcionais envolvendo trabalhos coletivos de pesquisa,difusão de informações, registros, eventos, exposições de cartazes escritos no idioma inglês, fotografias e jogos interséries.
Ocorreram apresentações de músicas, danças e caracterizações de alguns países que participaram da Copa.Dos países participantes foram sorteados alguns para fazerem parte do Cardápio da semana.